Serviços Itacuã

Conheça os serviços oferecidos pela Itacuã.

Revisão

Óleo de motor

Para garantir o perfeito funcionamento e longa vida útil do motor, o período de troca de óleo deve ser respeitado, não excedendo 6 meses ou 10.000 km. Hoje em dia, os óleos para motores são aperfeiçoados continuamente, por isso a Itacuã está sempre atualizada sobre a correta aplicação de normas da Volkswagen. Ao substituir o óleo, recomenda-se também a troca do filtro de óleo.

Filtros de ar e combustível

Retêm as impurezas, garantindo um funcionamento livre da ação de agentes externos. O filtro de ar deve ser substituído dentro dos intervalos de troca específico para cada veículo e nunca deve ser limpo e reutilizado. Já em relação aos filtros de combustível para veículos, principalmente os flex, deve-se trocá-los junto com o óleo para motor.

Correias

Correias de motor (dentada ou poly V) devem ser inspecionadas a cada revisão, sendo que seu intervalo de troca é definido de acordo com o manual do veículo. A quebra da correia (dentada ou poly V) causa imobilização do veículo e danos ao motor.

Limpeza do Sistema de Injeção Eletrônica

Aumento no consumo de combustível, falhas no motor, falta de potência podem ser sinais de sérios problemas nas válvulas injetoras, causados por combustível de má qualidade. O ideal é que seja realizada uma verificação e, se necessária, a limpeza e regulagem das válvulas injetoras, juntamente com os demais componentes do sistema de injeção eletrônica.

Sistema de freio

O sistema de freio, como um dos principais itens de segurança do veículo, deve ser inspecionado periodicamente. Componentes como pastilhas, discos, lonas de freio e tambor de freio possuem vida útil de acordo com o uso e ao pequeno sinal de ruídos ou vibrações durante o acionamento do freio, devem ser examinados. O fluido de freio também deve ser inspecionado e substituído regularmente a cada 2 anos. Quando o condutor perceber que a luz do freio no painel está acesa, o primeiro passo a dar é o de levar o veículo diretamente para uma análise completa do sistema de freio.

Arrefecimento

Garante que o motor seja resfriado e que mantenha sua temperatura normal de trabalho. É importante verificar o nível do fluido, uma redução do nível pode indicar que há vazamentos  no sistema. O fluido de arrefecimento tem cor característica (lilás ou verde) e deve ser substituído quando apresentar cor escura.

Limpador do para-brisa

As palhetas são itens de desgaste, que se ressecam e racham com o uso. Para garantir boa visibilidade em qualquer condição devemos substituir as palhetas sempre que estiverem gastas.
O nível da água do lavador do para-brisa deve ser completado e o alvo dos injetores do lavador deve estar regulado.

Velas de ignição

Velas gastas ou em mau estado interferem no rendimento do motor, causando falhas de funcionamento e o aumento no consumo de combustível. Recomenda-se a verificação desses itens quando o motorista notar um mau funcionamento do motor.

Ar-condicionado

Para garantir um ambiente limpo e agradável dentro do veículo, deve-se fazer a limpeza no sistema de ar-condicionado a cada revisão. O filtro do habitáculo do ar-condicionado também deve ser verificado e substituído, complementando a higienização.

Luzes de sinalização externa

Luzes de seta, freio e lanternas, devem ser sempre verificadas e os faróis regulados, para garantir uma condução sem riscos de acidentes.

Pneus

Os pneus são componentes submetidos a esforço, estão em contato com o solo e sofrem a ação de pancadas por buracos. Ao perceber que o volante de direção está desalinhado ou o veículo apresenta desvio direcional nas pistas ou cantando pneus em curvas, recomenda-se conferir o alinhamento do veículo. Da mesma forma, com o veículo em movimento, se houver trepidações no volante, pode ser indício de que seja necessário a realização do balanceamento dos pneus.

Para garantir a durabilidade dos pneus, é imprescindível avaliar a necessidade do rodízio de pneus, para que desgastem por igual. O alinhamento e o balanceamento, além de garantirem durabilidade com segurança, prolongam a vida útil dos pneus. Já a pressão dos pneus deve ser verificada regularmente e calibrada de acordo com o manual de instruções.

Entre em contato para saber mais sobre a correta revisão do seu Volkswagen.